CUIDADOS A TER COM UM LAGO DE PEIXES



Tal como os cuidados a ter para assegurar um jardim bonito, saudável e florido, também um lago de peixes requer alguns cuidados importantes, nomeadamente:


  • Utilize água livre de químicos e cloros para encher o lago do jardim. Para além disso, deve evitar a utilização de qualquer tipo de produto ou fertilizante químico na zona envolvente ao lago.
  • Limpe o filtro do lago pelo menos uma vez por semana, de forma a retirar os resíduos acumulados e assim assegurar uma água sempre limpa e oxigenada. 
  • Mantenha a água em circulação, não só para assegurar a saúde e longevidade das plantas e peixes, mas para manter mosquitos e outros insetos afastados do lago.
  • Verifique o nível pH da água regularmente, assegurando que este se mantém entre 7.0 e 8.5, o mais adequado para um lago com peixes.


  • Limpe a superfície do lago sempre que verificar a existência de folhas ou outro tipo de resíduos ou lixo a flutuar na mesma. Verifique periodicamente as plantas aquáticas, removendo aquelas que possam ter morrido entretanto.
  • Controle a quantidade de algas existentes no lago através da limpeza periódica com um piaçaba exclusivo para o efeito – aproveite-as para fertilizar o resto do jardim de forma natural. Se tiverem fome, os peixes também se alimentam das algas, por isso, se verificar uma enorme quantidade de algas no lago do jardim, diminua a quantidade de comida dada aos peixes e estes encarregar-se-ão do resto.
  • O interior do lago deve ser limpo a fundo pelo menos uma vez por ano. Os peixes e as plantas aquáticas devem ser removidas para uma pequena piscina insuflável, por exemplo, utilizando a água do próprio lago. A restante água do lago deve ser drenada para se proceder à limpeza. Uma vez esfregado o fundo e as laterais do lago, volta-se a encher com água limpa, deixando espaço suficiente para receber a água que contém os peixes. Volta-se a colocar as plantas, seguido dos peixes e da respetiva água. Esta é sempre uma boa altura para medir o nível de pH e assegurar que a água está em boas condições.
  • No Inverno, o lago do jardim poderá ter de ser hibernado ou então utilize o seguinte truque: coloque uma bola sobre a superfície da água, o que vai evitar a formação de gelo e garantir a troca de oxigénio/dióxido de carbono entre plantas e peixes.
  • Esteja atento a eventuais fugas de água do lago, algo que deve ser reparado imediatamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário