Seu lago já pronto e o que colocar de plantas para enfeitar?
Também como escolhemos as que irão para o entorno do lago, escondendo a caixa de limpeza e manutenção?
Algumas são realmente plantadas dentro do lago, mas o mais conveniente é colocá-las em vasos e estes ficarão então mergulhados no lago, facilitando o trabalho de limpeza e retirada da planta caso seja desejado.
Também poderemos usar de um recurso: o plantio com substrato adequado colocado dentro de um saco de manta não tecido que não se decompõe.
Será necessário a colocação de pedras dentro do saco para evitar que venha a flutuar.
Quando o lago tem vários degraus de profundidade poderemos enfeitar melhor, devido aos diferentes níveis de cultivo das plantas.
Se optar pelo uso de vasos semi submersos, terá de colocar pedras de diferentes tamanhos cobrindo muito bem o substrato para evitar toldar a água com o material flutuante.
Um cesto de tela com plantas flutuantes numa porção do lago poderá servir de abrigo para filhotes de peixes, que assim estarão a salvo para crescerem.
Usa-se um malha de nylon relativamente pequena de modo a que apenas os pequenos possam atravessar
Plantas para dentro do lago
Plantas aquáticas são bonitas e têm o poder de encantar as pessoas.
Há plantas que ficam submersas, outras ficam semisubmersas, com as raízes enterradas no fundo ou em vasos.
E temos as flutuantes, as mais vistosas.
As plantas submersas para lagos não são interessantes do ponto de vista paisagístico, já que não visualizamos suas formas, aparecendo apenas como uma massa verde.
São mais utilizadas para aquários.
As plantas semi-submersas ficam parcialmente dentro da água com as folhas flutuando e podem ser usadas em lagos.
Mas o que realmente encanta a todos e dá o efeito paisagístico adequado são as de hábito flutuante, como a ninféia, parecida com o lótus e também a vitória régia, conhecida por todos e natural da Amazônia.
Dentre as plantas flutuantes que poderemos encontrar facilmente e cultivar nos laguinhos citaremos somente 3: a alface d’água (Pistia stratiotes), a salvínia (Salvinia auriculata) e a ninféia (Nymphaea).
Plantas para enfeitar ao redor do lago
Se seu lago está todo no sol, as opções serão muitas, todas as plantas de sol são na verdade possíveis, pois elas não ficarão dentro do lago.
Um cuidado é necessário, não colocar demasiadas plantas, para não tirar a atenção da estrela do espaço, o espelho d’água.
Dentre as plantas mais altas, sugerimos strelitzias (Strelitzia), a sombrinha-chinesa (Cyperus alternifolius), o papiro-anão (Cyperus papirus ‘Nanus’) e hemerocales (Hemerocalles).
A cobertura poderá ser de gramado, mas também manchas de cobertura vegetal farão belo efeito, como a lisimachia (Lisimachia) e a trapoeiraba-roxa (Tradescantia zebrina).
Mas se o lago for mais parecido com uma fonte, saindo de pedras, com partes sombreadas, as opções diminuem para as plantas de sol, em compensação você terá algumas plantas de meia sombra e sombra muito interessantes.
Tais como avencas (Adianthum) , samambaias (Nephrolepis) e
Quando se colocam pedras, podemos enfeitar entre elas com plantas herbáceas pequenas, inclusive disfarçando o vaso com pedras pequenas, tais como peperomias (Peperomia variegata) e violetas-africanas (Saintpaulia).
Nenhum comentário:
Postar um comentário